Pelo sexto ano consecutivo, o Seac-MG apóia o evento Infra BH, que em 2018 tem como tema “Transformação através da tecnologia, inovação e criatividade”. O encontro reúne profissionais de Facilities Management (FM) que são aqueles que cuidam da contratação de serviços especializados, da infraestrutura e dos ativos físicos nas edificações de trabalho, visando o bem-estar dos usuários e clientes.
Mas o que é Facilities Management? Trata-se de uma “Função organizacional que integra pessoas, espaços e processos dentro de um ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio” – ISO 41.011: 2017
Segundo a presidente do Comitê Organizador dos Eventos INFRA e Diretora de Redação da Revista INFRA, Outsourcing & Workplace, Léa Lobo, no Brasil, muitas empresas não perceberam a importância do FM. “As atividades que incluem o Facility Management (FM) somam, em geral, o segundo maior custo das organizações e não ter uma gestão planejada faz com que empresas percam muito dinheiro, além de colocar em risco o negócio principal”. Segundo relatório de março 2016, do Centers of Excellence for Labor Market Research, o mercado global de Facility Management é estimado em US$ 1.12 trilhão/ano. No Brasil, segundo especialistas, gera negócios da ordem de R$ 100 bilhões anuais.