O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Minas Gerais (Seac-MG) adere, mais uma vez, ao Outubro Rosa, e lança a campanha “É simples. Cuide-se. A vida é maior que o câncer”. Como o tema propriamente, diz, simples gestos fazem a diferença. Em 2014, o Seac-MG lançou a cartilha “A informação é primeiro passo para uma vida saudável”, que está disponível no site, com orientações para a prevenção do câncer de mama e de próstata.
O mês de outubro já é marcado pela tradicional campanha “Outubro Rosa” para mobilização da comunidade médica e sociedade com ações de alerta e conscientização sobre o câncer de mama.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o diagnóstico em fase inicial eleva a chance de cura para 95%. Na campanha deste ano, a SBM tem como tema “Contra o câncer, Pela vida!” para alertar sobre a necessidade de uma conscientização cada vez maior, lutando pelos direitos. “O cenário brasileiro desse tumor é crítico e o principal problema está no acesso ao atendimento, desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o presidente da SBM/MG,Waldeir Almeida, existem diversos entraves no cotidiano das pacientes. “Dois aspectos principais devem ser avaliados e modificados para beneficiar as pacientes: a demora entre a suspeita inicial e a chegada a um diagnóstico exato e a falta de informação em geral”, afirma.
Desde 2014, está em vigor a Lei dos Sessenta Dias para que qualquer pessoa com câncer tenha tratamento na rede pública, até dois meses após o diagnóstico. Contudo, conforme dados do Ministério da Saúde, quatro em cada dez casos esperam mais tempo que esse prazo legal para atendimento. Diante desse quadro, a prevenção é a melhor forma de combater a doença.
E com o objetivo de orientar as mulheres, o Seac-MG lançou em 2014 uma cartilha de prevenção do câncer de mama “A informação é primeiro passo para uma vida saudável”, repleta de ilustrações e uma linguagem objetiva, com informações básicas sobre alguns benefícios previstos em lei, que podem ajudar os pacientes e seus familiares que têm que enfrentar a realidade do câncer. A publicação está disponível no site https://seacmg.com.br/publicacoes_files/cartilhas/seacmg-cartilha-prevencao-cancer-2014.pdf