Na primeira fase da 10ª Ação Nacional Febrac (16/09), o Seac-MG mobilizou duas frentes de trabalho em Minas, tendo como foco a educação ambiental, com atividades no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, e a limpeza da ponte sobre o Rio Paranaíba, em Patos de Minas, realizada pela associada Conserbras. Em Minas, o tema foi “Água é vida e a vida é da cor que a gente pinta”, que contou com a participação de 100 voluntários e mais de 300 crianças.
Em Belo Horizonte, as atividades se concentraram na Praça do Sol do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, região norte de Belo Horizonte. O evento contou com a parceria da Kärcher, da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (Amda), da associada Conservadora Predisul, e da Fundação Municipal de Parques e Zoobotânica de Belo Horizonte.
A contadora de histórias, Alessandra Nogueira, interagiu as crianças em atividades lúdicas lembrando o meio ambiente e a vida. Foram distribuídas cartilhas de meio ambiente, brinquedos, além de algodão doce, picolés e pó colorido biodegradável. “Despertar as crianças para a defesa da natureza é um compromisso que todos nós temos que assumir”, lembrou o presidente do Seac, Renato Fortuna Campos.
Em Patos de Minas, a Conserbrás contou com a ajuda de voluntários, entre eles trabalhadores e pessoas da comunidade. As atividades de limpeza da ponte sobre o Rio Paranaíba, construída na década de 20, começou às 8h, quando foram coletadas mais de cinco toneladas de lixo, que foram compactadas pelo caminhão de coleta da Conserbrás. Para o diretor presidente, Walter Soares, o slogan da empresa é preservar o meio ambiente. “Uma cidade mais limpa é a que menos se suja, por isso, promovemos paralelamente, à Ação, uma blitz educativa”. A ação em Patos de Minas contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental.
Ação em Patos de Minas – Conserbrás
Fonte: Assessoria de Comunicação Social /Sonia Zuim
FOTOS