Em reunião do Conselho de Administração, realizada no dia 20 de maio de 2014, em Belo Horizonte, o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Minas Gerais inicia o processo de negociação coletiva 2015. A reunião contou com a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores (Sindeac-BH), Paulo Roberto da Silva, e do assessor jurídico da entidade, Ricardo Castro.
Além de avaliar os avanços obtidos na CCT 2014, os conselheiros também definiram o cronograma de reuniões das comissões de negociação coletiva 2015. Entre os meses de maio e julho deste ano, as reuniões serão quinzenais. A partir de agosto até o fechamento das convenções, as comissões de negociação coletiva terão encontros semanais. “O objetivo é firmar as CCTs 2015 até início de dezembro, um mês antes da data base, aprimorando o processo, de forma democrática e benéfica, para trabalhadores e empresários”, destacou Renato Fortuna Campos.
Dentre os resultados obtidos nas negociações coletivas, o presidente do Seac destaca que desde 2010, o Sindicato conseguiu uma redução de 90% das multas previstas nas CCTs. “Vamos manter o compromisso de acelerar o processo de negociação coletiva e tentar zerar as multas impostas nas convenções”, concluiu.
O presidente do Sindeac, Paulo Roberto da Silva, alimenta grande expectativa com relação às negociações para o próximo ano. “É preciso avançar sempre na valorização da categoria, principalmente, com investimentos em qualificação profissional e melhoria salarial”.