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Seac-MG lança a campanha Outubro Rosa “A vida é maior que o câncer”

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Minas Gerais (Seac-MG) adere, mais uma vez, ao Outubro Rosa, e lança a campanha “É simples. Cuide-se. A vida é maior que o câncer”. Como o tema propriamente, diz, simples gestos fazem a diferença. Em 2014, o Seac-MG lançou a cartilha “A informação é primeiro passo para uma vida saudável”, que está disponível no site, com orientações para a prevenção do câncer de mama e de próstata.

O mês de outubro já é marcado pela tradicional campanha “Outubro Rosa” para mobilização da comunidade médica e sociedade com ações de alerta e conscientização sobre o câncer de mama.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o diagnóstico em fase inicial eleva a chance de cura para 95%. Na campanha deste ano, a SBM tem como tema “Contra o câncer, Pela vida!” para alertar sobre a necessidade de uma conscientização cada vez maior, lutando pelos direitos. “O cenário brasileiro desse tumor é crítico e o principal problema está no acesso ao atendimento, desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o presidente da SBM/MG,Waldeir Almeida, existem diversos entraves no cotidiano das pacientes. “Dois aspectos principais devem ser avaliados e modificados para beneficiar as pacientes: a demora entre a suspeita inicial e a chegada a um diagnóstico exato e a falta de informação em geral”, afirma. 

Desde 2014, está em vigor a Lei dos Sessenta Dias para que qualquer pessoa com câncer tenha tratamento na rede pública, até dois meses após o diagnóstico. Contudo, conforme dados do Ministério da Saúde, quatro em cada dez casos esperam mais tempo que esse prazo legal para atendimento. Diante desse quadro, a prevenção é a melhor forma de combater a doença.

E com o objetivo de orientar as mulheres, o Seac-MG lançou em 2014 uma cartilha de prevenção do câncer de mama “A informação é primeiro passo para uma vida saudável”, repleta de ilustrações e uma linguagem objetiva, com informações básicas sobre alguns benefícios previstos em lei, que podem ajudar os pacientes e seus familiares que têm que enfrentar a realidade do câncer. A publicação está disponível no site http://www.seacmg.com.br/publicacoes_files/cartilhas/seacmg-cartilha-prevencao-cancer-2014.pdf

Neste sábado (07), lançamento oficial da campanha Outubro Rosa, em Belo Horizonte.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança campanha “Contra o câncer, Pela vida!”, no dia 07 de outubro, das 9h às 11h, na Praça do Sol do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, com entrada pela alameda Ezequiel Dias. A programação é aberta ao público e contará com shows dos cantores Marina Machado, Tadeu Franco, Eduardo Filizzola e Trio Amaranto e Gabi Borges.  “Confeccionamos camisas e faixas com mensagens de conscientização sobre a importância de se prevenir o câncer de mama. As camisas serão vendidas por R$25 no dia. O dinheiro arrecadado será doado a ONGs e casas de apoio, que atendem mulheres com câncer de mama”, conta o presidente da SBM.

A academia Body Tech é parceira no evento e promoverá uma aula de ginástica antes dos shows, seguida por uma apresentação de um grupo de mulheres capoeiristas, distribuição de laços rosa (símbolos da campanha) e de cartilhas sobre a prevenção do câncer de mama. A expectativa é reunir mais de duas mil pessoas.

Diagnóstico em fase inicial sobe chance de cura para 95%

O mês de outubro já é marcado pela tradicional campanha “Outubro Rosa” para mobilização da comunidade médica e sociedade com ações de alerta e conscientização sobre o câncer de mama. O tema da campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) deste ano é “Contra o câncer, Pela vida!” para alertar sobre a necessidade de uma conscientização cada vez maior, lutando pelos direitos. O cenário brasileiro desse tumor é crítico e o principal problema está no acesso ao atendimento, desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais Waldeir Almeida explica que existem diversos entraves dificultadores no cotidiano das pacientes. “Dois aspectos principais devem ser avaliados e modificados para beneficiar as pacientes: a demora entre a suspeita inicial e a chegada a um diagnóstico exato e a falta de informação em geral”, afirma. 

Desde 2014, está em vigor a Lei dos Sessenta Dias para que qualquer pessoa com câncer tenha tratamento na rede pública, até dois meses após o diagnóstico. Entretanto, conforme dados do Sistema de Informação do Câncer (Siscan), ligado ao Ministério da Saúde, quatro em cada dez casos esperam mais tempo que esse prazo legal para atendimento.

É fundamental a mulher ter consciência da importância do assunto durante o ano todo e também ter entendimento sobre como funciona a saúde pública. “Elas precisam de esclarecimento sobre os procedimentos básicos, como por exemplo, saber os lugares e como marcar uma consulta com mastologista, fazer a mamografia, biopsia e iniciar o tratamento”, alerta o presidente.

A prevenção ainda é a principal forma para se combater a doença e, quanto mais cedo for diagnosticada, maior é a probabilidade de cura. O presidente explica que a doença não tem uma causa definida e a evolução dos métodos de prevenção são primordiais para salvar vidas. “A mamografia é o principal método de diagnóstico em fase inicial. Hoje, se o câncer é detectado com tamanho pequeno, as chances de cura chegam a 95%”, declara.

Neste mês, a SBM promove campanha focada em incentivar as mulheres a se cuidarem, mais e melhor, quebrando as barreiras do medo, encorajando ainda a lutarem pelo acesso a exames e tratamentos. “Devemos lembrar os direitos estabelecidos por lei para garantirem a diminuição do gargalo do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Elas devem abandonar os medos e fazerem exames de prevenção regularmente, assim como manter a realização do autoexame para autoconhecimento do corpo e praticarem atividade física com regularidade, para prevenir a doença”, observa.

 

 

Fonte: Zoom Comunicação (SBM)

Curso esclarece planilha da IN 05 e as alterações da CLT

Em parceria com a Febrac, o Seac-MG promove no dia 10 de outubro, em Belo Horizonte,  duas palestras gratuitas:  “Práticas para entender o Caderno Técnico e confecção da Planilha da Instrução Normativa nº 05 do MPOG”  e  “Os reflexos das modificações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, com o consultor Vilson Trevisan.

Palestra presencial e por videoconferência.

Parceria SEAC-MG e CIEE-MG

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Nova parceria viabiliza contratação de estagiários e aprendizes

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Minas Gerais (Seac-MG) firmou parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE-MG), a fim de viabilizar a contratação de estagiários e aprendizes com condições especiais para empresas associadas.

O CIEE-MG é uma associação social de interesse público que atua desde 1979, inserindo estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas de estágio e aprendizagem.

Dentre as vantagens de contratação de aprendizes e estagiários, destaca-se a inserção de novos talentos, perspectivas e visibilidade para as empresas, que exercem, inclusive, importante papel social. Por meio da parceria com o CIEE-MG, as empresas associadas ao Seac têm condições especiais, destacando que todo o gerenciamento do programa é feito pelo Centro, além de consultoria especializada em aspectos legais e operacionais da contratação. Agende a visita de um consultor. Mais informações:

http://www.seacmg.com.br/parceria-ciee-mg

Rua Uberlândia, 877, Carlos Prates, Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30710-230
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