SEAC-MG SEAC-MG

Inclusão socioambiental é tema da 11ª Ação FEBRAC em Minas

Com o tema “Meio Ambiente: você é importante demais pra todos!”, o Seac-MG  priorizou a educação e a inclusão socioambiental e a reciclagem de lixo durante a 11ª edição da Ação Nacional Febrac, promovida em Belo Horizonte e em Patos de Minas, no dia 15 de setembro. O evento contou com a participação de empresas associadas, da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, indústria Kärcher, Associação de Defesa do Ambiente (Amda) e voluntários. A ação incluiu também doação de lixeiras, limpeza e remoção de pichações.

Na capital mineira, as atividades se concentraram, pelo segundo ano consecutivo, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, com doações de mudas de plantas ornamentais, oficinas de plantio, sob a monitoria do Projeto Pomar; pintura de rosto e show de bolas gigantes de sabão; distribuição de cartilhas de meio ambiente, jogo da memória e muitas brincadeiras levadas a sério, quando o assunto é proteger a natureza. Durante o evento, o Seac-MG reforçou a campanha “Água não é vassoura. Limpe sem desperdiçar!, lançada em 2015.

Em Patos de Minas, a 11ª Ação foi realizada pela associada Conserbras, no Parque Municipal Mocambo, no centro da cidade, com atividades de coleta e reciclagem de lixo. O evento contou com a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Conselho Integrado de Meio Ambiente (Cima), Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia (Apepa), Grupo de Escoteiros e Rotary Clube.

 O presidente do Seac-MG, Renato Fortuna Campos, destacou que as parcerias são fundamentais para desenvolver qualquer projeto, porque agrega valores e experiências. “Proteger o meio ambiente é tarefa de todos, e nossos parceiros caminham junto com a idéia da sustentabilidade e da preservação. As crianças, nossos protagonistas, também nos ensinam com a simplicidade delas, a cuidar do futuro”, lembrou Renato Fortuna.

Doação de lixeiras e limpeza de pichações

Em parceria com dez empresas associadas, o Seac-MG doou 10 lixeiras de roda 120 litros, para o Parque Municipal Jacques Cousteau, localizado na região oeste de BH, que também forneceu as mudas de plantas ornamentais para a Ação. As lixeiras foram doadas pelo Seac-MG, A pontual, Conservadora Campos, Conservadora Metódica, Conservadora Predisul, Insetan, Rio Minas Terceirização e Saneservis.

O Parque Municipal Jacques Cousteau já doou três mil mudas para oficina de plantio, na Ação de 2011, quando foram também instaladas 88 lixeiras de coleta seletiva no Parque Municipal Américo Renné Gianetti de Belo Horizonte, palco do evento.

A 11ª Ação Febrac/Seac também beneficiou o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. A indústria Kärcher e a associada AMR EcoClean estão fazendo a limpeza e remoção das pichações do teatro de arena. A limpeza deve ser concluída na próxima semana.

Oficinas de plantio

O Projeto Pomar foi criado em 2017. De acordo com seu idealizador e monitor, o Antônio Cândido, o objetivo é viabilizar o plantio de árvores frutíferas e promover a educação ambiental, promovendo palestras e atividades nas escolas e nas comunidades. Durante a 11ª Ação, as crianças aprenderam a plantar e a cuidar das mudas de plantas ornamentais.

O Parque Lagoa do Nado, fundado em 1994, ocupa uma área de 311 mil metros quadrados na região norte da capital mineira. Sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e por uma Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco.

Com uma infraestrutura composta por biblioteca, sala multimeios, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, campo de futebol, pista para caminhadas, pista de skate no estilo “Street”, playground e viveiro de mudas, o parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes. É ainda a sede do Grupo Escoteiro GELAN (Grupo Escoteiro Lagoa do Nado).

A Ação Nacional de Limpeza Ambiental é uma promoção da Federação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em parceria com os sindicatos filiados, que realizam, simultaneamente, sempre no terceiro sábado do mês de setembro, atividades sustentáveis e de cunho social.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social SEAC-MG/ Sonia Zuim

FOTOS

 

 

 

 

 

Rua Uberlândia, 877, Carlos Prates, Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30710-230
Telefax: (31) 3278-3008 

Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17 horas

by MacWeb Solutions