SEAC-MG SEAC-MG

Inclusão socioambiental é tema da 11ª Ação FEBRAC em Minas

Com o tema “Meio Ambiente: você é importante demais pra todos!”, o Seac-MG  priorizou a educação e a inclusão socioambiental e a reciclagem de lixo durante a 11ª edição da Ação Nacional Febrac, promovida em Belo Horizonte e em Patos de Minas, no dia 15 de setembro. O evento contou com a participação de empresas associadas, da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, indústria Kärcher, Associação de Defesa do Ambiente (Amda) e voluntários. A ação incluiu também doação de lixeiras, limpeza e remoção de pichações.

Na capital mineira, as atividades se concentraram, pelo segundo ano consecutivo, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, com doações de mudas de plantas ornamentais, oficinas de plantio, sob a monitoria do Projeto Pomar; pintura de rosto e show de bolas gigantes de sabão; distribuição de cartilhas de meio ambiente, jogo da memória e muitas brincadeiras levadas a sério, quando o assunto é proteger a natureza. Durante o evento, o Seac-MG reforçou a campanha “Água não é vassoura. Limpe sem desperdiçar!, lançada em 2015.

Em Patos de Minas, a 11ª Ação foi realizada pela associada Conserbras, no Parque Municipal Mocambo, no centro da cidade, com atividades de coleta e reciclagem de lixo. O evento contou com a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), Conselho Integrado de Meio Ambiente (Cima), Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia (Apepa), Grupo de Escoteiros e Rotary Clube.

 O presidente do Seac-MG, Renato Fortuna Campos, destacou que as parcerias são fundamentais para desenvolver qualquer projeto, porque agrega valores e experiências. “Proteger o meio ambiente é tarefa de todos, e nossos parceiros caminham junto com a idéia da sustentabilidade e da preservação. As crianças, nossos protagonistas, também nos ensinam com a simplicidade delas, a cuidar do futuro”, lembrou Renato Fortuna.

Doação de lixeiras e limpeza de pichações

Em parceria com dez empresas associadas, o Seac-MG doou 10 lixeiras de roda 120 litros, para o Parque Municipal Jacques Cousteau, localizado na região oeste de BH, que também forneceu as mudas de plantas ornamentais para a Ação. As lixeiras foram doadas pelo Seac-MG, A pontual, Conservadora Campos, Conservadora Metódica, Conservadora Predisul, Insetan, Rio Minas Terceirização e Saneservis.

O Parque Municipal Jacques Cousteau já doou três mil mudas para oficina de plantio, na Ação de 2011, quando foram também instaladas 88 lixeiras de coleta seletiva no Parque Municipal Américo Renné Gianetti de Belo Horizonte, palco do evento.

A 11ª Ação Febrac/Seac também beneficiou o Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado. A indústria Kärcher e a associada AMR EcoClean estão fazendo a limpeza e remoção das pichações do teatro de arena. A limpeza deve ser concluída na próxima semana.

Oficinas de plantio

O Projeto Pomar foi criado em 2017. De acordo com seu idealizador e monitor, o Antônio Cândido, o objetivo é viabilizar o plantio de árvores frutíferas e promover a educação ambiental, promovendo palestras e atividades nas escolas e nas comunidades. Durante a 11ª Ação, as crianças aprenderam a plantar e a cuidar das mudas de plantas ornamentais.

O Parque Lagoa do Nado, fundado em 1994, ocupa uma área de 311 mil metros quadrados na região norte da capital mineira. Sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e por uma Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco.

Com uma infraestrutura composta por biblioteca, sala multimeios, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, campo de futebol, pista para caminhadas, pista de skate no estilo “Street”, playground e viveiro de mudas, o parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes. É ainda a sede do Grupo Escoteiro GELAN (Grupo Escoteiro Lagoa do Nado).

A Ação Nacional de Limpeza Ambiental é uma promoção da Federação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em parceria com os sindicatos filiados, que realizam, simultaneamente, sempre no terceiro sábado do mês de setembro, atividades sustentáveis e de cunho social.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social SEAC-MG/ Sonia Zuim

FOTOS

 

 

 

 

 

Parque Lagoa do Nado (BH) recebe a Ação Nacional FEBRAC 2018

No próximo sábado (15/09), das 10 às 14h, o Seac-MG promove a 11ª Ação Nacional Febrac de Limpeza Ambiental, na Tenda do Bosquinho do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, em Belo Horizonte (MG). Com o tema “Meio Ambiente: você é importante demais pra todos!”, as atividades focam na educação ambiental e na inclusão socioambiental, tendo as crianças como principais protagonistas.

A programação inclui oficina de plantio de mudas ornamentais “Dialogando com o meio ambiente”, com o Projeto Pomar; distribuição de cartilhas de educação ambiental da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), show de bolhas gigantes de sabão; pintura de rosto e ações de sustentabilidade e economia de água com parceira Kärcher.

Também apoiam a Ação a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte e as empresas associadas ao Seac-MG: AMR EcoClean, A pontual, Conservadora Campos,Conservadora Metódica, Conservadora Predisul, Insetan, Rio Minas Terceirização e Saneservis. A Conserbras Multiserviços realiza a 11ª na cidade de Patos de Minas (MG).

 

Oficinas de plantio

O Projeto Pomar foi criado em 2017. De acordo com seu idealizador e monitor, o Antônio Cândido, o objetivo é viabilizar o plantio de árvores frutíferas e promover a educação ambiental, promovendo palestras e atividades nas escolas e nas comunidades. Durante a 11ª Ação, as crianças vão aprender a plantar e a cuidar das mudas de plantas ornamentais, doadas pelo Parque Municipal Jacques Cousteau da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte.

Implantado em 1994, o Parque Lagoa do Nado ocupa uma área de 311 mil metros quadrados na região norte da capital mineira. Sua vegetação é composta por espécies do Cerrado e por uma Mata Ciliar que circunda uma lagoa de 22 mil metros quadrados, formada pelo represamento de três nascentes. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco.

Com uma infraestrutura composta por biblioteca, sala multimeios, teatro de bolso, teatro de arena, quadras poliesportivas, campo de futebol, pista para caminhadas, pista de skate no estilo “Street”, playground e viveiro de mudas, o parque realiza diversas atividades de educação ambiental, cultura e esporte com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Esportes. É ainda a sede do Grupo Escoteiro GELAN (Grupo Escoteiro Lagoa do Nado).

A Ação Nacional de Limpeza Ambiental é uma promoção da Federação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac), em parceria com os sindicatos filiados, que realizam, simultaneamente, sempre no terceiro sábado do mês de setembro, atividades sustentáveis e de cunho social.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social SEAC-MG/ Sonia Zuim

Empresário mineiro assume federação nacional de asseio e conservação

O presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Minas Gerais (Seac-MG), Renato Fortuna Campos, foi empossado, oficialmente, no dia 26 de junho como presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) para o quadriênio 2018/2022. A posse festiva aconteceu no dia 17 de maio de 2018, em Foz do Iguaçu, Paraná (PR), durante o 26º Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação, considerado o maior evento de limpeza profissional do país.

 

Em seu discurso de posse, Renato Fortuna reverenciou os ex-presidentes da Febrac e as gerações de empresários “que não mediram esforços e sacrifícios pessoais para se dedicarem ao nosso segmento empresarial”, destacando também, o compromisso que a chapa eleita assumiu em “se empenhar em dirigir nossa Federação, com o espírito de bem servir esta entidade e a categoria que representa organização”.

 

O novo presidente da Febrac lembrou que a Federação tem se destacado no cenário nacional, superando desafios da própria atividade, se fazendo representar junto à sociedade civil, organismos governamentais e de representação institucional por lideranças sindicais conscientes e ativas às demandas. “Continuaremos a estreitar nossas relações institucionais, eis que é fundamental a constante valorização de nossa representatividade junto à CNC e todas as demais entidades com as quais interagimos, sejam elas governamentais ou não”.

 

Dentre os pilares de sua gestão, Renato Fortuna destacou o fortalecimento da representatividade, incentivando maior participação e a construção coletiva. “Só iremos edificar as bases para as realizações futuras a partir do reconhecimento de todos aqueles que nos trouxeram até aqui, sejam eles dirigentes, seja o conjunto de nossos colaboradores e parceiros, sem os quais ações e projetos não frutificam”. E ainda, destacou o espírito democrático e “os predicados daqueles que encontram no diálogo o meio de se alcançar a eficiência e os melhores resultados”.

 

Para o próximo quadriênio (2018/2022), a nova diretoria da Febrac elaborou o Plano de Governança Sindical (Plansind). “Soubemos colher múltiplas contribuições para o nosso plano de ações e metas, o que nos permitiu, inclusive, unir as mais notáveis personalidades sindicais do setor em torno de um projeto que nos permitirá consolidar as realizações passadas e avançar em direção ao que muito ainda temos a construir”.

 

A mesa de abertura do Eneac 2018 reuniu o então presidente da Febrac, Edgar Segato Neto, que empossou o novo dirigente da Federação, Renato Fortuna Campos, além de autoridades e empresários do setor de asseio e conservação e da segurança privada, dentre eles, o presidente da  Fenavist, Jeferson Furlan Nazário, e o anfitrião e presidente do Seac-PR, Adonai Aires de Arruda.  

 

Durante o Eneac, que também comemorou os 35 anos da Febrac, empresas do setor foram homenageadas com o Prêmio Mérito em Serviços 2018, concedido às empresas que estão há mais de 10 anos no mercado, dentre elas, associadas do Seac-MG: Real Tox; Pontual Desinsetizadora;  AAA Dedetização Insetan; Bycontrol Sistema de Controle Ambiental; Conserbras Multiserviços; Conservadora Campos; Conservadora Metódica; Conservadora Mineira; Conservadora Predisul; Grupo Expressa MG; RH Time Gestão em Serviços e Rio Minas Terceirização e Serviços.

 

Agenda CIEMG - Setembro 2018

Seac-MG divulga mais de cursos do convênio Ciemg 

Em parceria com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg/Fiemg), o Seac-MG oferece cursos de qualificação profissional para empresas associadas. Por meio do convênio, também são disponibilizados encontros empresariais, palestras e consultorias jurídicas em diversas áreas. Pelo convênio, o Sindicato subsidia a participação das associadas, que têm descontos especiais ou isenção nas taxas de inscrição. Confira a agenda de setembro/2018.

Programação sujeita a alterações.

Mais informações: (31) 3362.5666 www.ciemg.com.br

 

CURSOS EM CONTAGEM

LOCAL: CIEMG

- REDUÇÃO DE GASTOS COMERCIAIS, GERAIS E ADMINISTRATIVO

Dias: 03 a 05/2018 - das 18h30 às 22h30

 

- ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA

Dia 13/09 – 18h30 às 22h30

 

- GESTÃO DE DESEMPENHO INDIVIDUAL E CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL

Dia: 10 a 12/09 – 18h30 às 22h30

 

- TPM - MANUTENÇAO PREVENTIVA TOTAL

Dia 17 a 19/09 - 18h30 às 22h30

 

CURSO SINDIJÓIAS

 

- MARKETING POR CONTEÚDO E TÉCNICAS DE SEO

Dia: 04/09/2018 - 8h30 às 17h30

 

CURSO ITUIUTABA

 

- DESENVOLVENDO PESSOAS E FORMANDO EQUIPES

Dia: 13/09 - 8 às 17h - 8h às 12h

 

CURSO UBERLÂNDIA

 

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA- ATINJA SEUS OBJETIVOS

Dia: 13 e 14/09 8 às 17h - 8h às 12h 

 

CURSO JUIZ DE FORA

 

- PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO - PCM

Dia: 14/09 - das 8h30 às 17h30

 

CURSO DIVINÓPOLIS

 

- ROTINAS FISCAIS - PRÁTICA PARA EMPRESAS

Dia 14/09 – das 8h30 às 17h30

  

CURSO MONTES CLAROS

 

- MAPEAMENTO E MODELAGEM DE PROCESSOS

Dia: 21/09 - 18h30 às 22h30

 

CURSO UBERABA

 

- GERENCIAMENTO DE COMPRAS - REDUZA CUSTOS E GANHE EFICIÊNCIA

Dia: 25 e 26/09 - 8 às 17h - 8h às 12h

 

CURSO IPATINGA

 

- ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Dia: 27/09 - 8 às 17h - 8h às 12h

 

Comunicadores debatem Fake news e MKT associativo

Durante o 3º Encontro, realizado em Brasília (26/06), assessores de Comunicação dos sindicatos ligados à Febrac e Fenavist, discutiram assuntos de interesse dos dois segmentos, dentre eles, Marketing Associativo, apresentado pela assessora de Comunicação Social do Seac-MG, Sonia Zuim. Em destaque também, as discussões em torno das redes sociais e Fake news. O encontro proporcionou a troca de experiências, além da definição de metas e maior  sintonia nas ações desenvolvidas pelas entidades.

Marketing Associativo

A reforma trabalhista, além de apresentar uma série de mudanças nas relações entre patrões e empregados, também trouxe modificações que afetam diretamente as entidades de classe. Desta forma, o trabalho de comunicação junto às empresas representadas e à imprensa se torna ainda mais importante, uma vez que a divulgação das ações, serviços e informações dos setores é fundamental para o fortalecimento das entidades.

Sobre o assunto, a Assessora de Comunicação do Seac-MG, Sonia Zuim, falou sobre as ações desenvolvidas pela entidade que proporcionaram uma maior participação dos associados. Segundo ela, o fundamental é que “os representados se sintam parte do setor”.

O Assessor de Comunicação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcos Nascimento, mostrou a evolução das redes sociais, apresentou formas de utilização que podem maximizar o relacionamento com o público e falou um pouco sobre o futuro.

Em relações as fake News, que tem ganhado cada vez mais importância, inclusive sendo motivo de debate nos Estados Unidos, já que são apontadas como fator preponderante para a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais, Nascimento mostrou que os “boatos” sempre existiram, mas que com o avanço das redes sociais o problema se tornou bem mais complicado de se resolver. O conteúdo é disseminado muito mais rapidamente.

Um dos principais responsáveis pela reprodução de notícias falsas são os grupos no whatsaap da família.

O Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da USP fez a seleção de cerca de 500 páginas do Facebook e mais 100 sites de notícias para acompanhamento diário das postagens e da repercussão de cada uma. A conclusão foi que 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas na internet. Levando em consideração que cada um tenha 200 seguidores, as fake news podem chegar a toda a população brasileira.

Já um Estudo do Instituto de Tecnologia de Masachussetts (MIT) mostrou que as notícias falsas têm 70% a mais de chances de viralizarem. Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares atingem de mil a 100 mil pessoas. De acordo com o estudo, quando a notícia falsa é ligada à política, o alastramento é três vezes mais rápido.

Ainda durante o encontro, a Importância e se ter porta-vozes bem preparados foi debatido. A importância do media training foi o tema da apresentação do jornalista Expedito Filho. Com mais de 30 anos de carreira, ele trabalhou nos principais veículos de comunicação do País, como Veja, Época, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e rádio CBN. Atualmente, atua na Blue e Mango Agência de Notícias e Comunicação Digital.

 

Fonte: Fenavist

Rua Uberlândia, 877, Carlos Prates, Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30710-230
Telefax: (31) 3278-3008 

Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17 horas

by MacWeb Solutions